quinta-feira, 21 de março de 2013

UNEXPECT





Interessante banda progressiva vinda do Canada, o ótimo UneXpect segue a linha épico/vanguardista que alia a proposta grandiosa de bandas e artistas como Arcturus, Kovenant, Devin Townsend ou Ihsahn, e até mesmo dos geniais Diablo Swing Orchestra e Sleepytime Gorilla Museum, com suas incomuns fusões de estilos absolutamente improváveis.


Esses canadenses, porém, ainda jogam com uma sonoridade moderna, mostrando personalidade e originalidade em meio a um Heavy bastante truncado e técnico, sendo que administram influências com maestria - e não se parecendo, efetivamente, com nada que seja habitual.


A sofisticação passa ainda pelos arranjos criativos e pouco usuais, com vocalizações e coros fortes, marcantes, e que podem beirar o apoteótico. Essa faceta ficou evidenciada num dos grandes discos do ano de 2011, o potente "Fables Of The Sleepless Empire".


Ainda assim, quando a banda surgiu, considerei que a grande sacada do grupo foi a utilização de elementos quase teatrais, que me encheu os olhos trazendo um tom dramático às composições, além de maior variedade musical ao longo do disco todo.


Tanto que "Fables..." soa mais coeso, um petardo do começo ao fim, sem perder em criatividade - o que é sempre louvável. Mas ainda vejo em "In A Flesh Aquarium" (2006) a GRANDE obra-prima da banda até o momento!


Se em pouco mais de dez anos de formação, e com apenas quatro discos lançados, a banda já lançou álbuns tão impactantes e diversificados entre si, sem dúvida tomam lugar como uma das grandes apostas em, como sempre se diz neste blog, uma nova forma de se fazer música pesada em suas infinitas tendências.


Ouvidos abertos ao espertíssimo UneXpect!


http://unexpect.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Unexpect





Nenhum comentário:

Postar um comentário