sexta-feira, 8 de março de 2013

RAMMSTEIN





Sempre destaco aqui as bandas que se dedicam a fazer o heavy metal soar de uma maneira completamente nova! Infelizmente, a maioria dos exemplos que mostramos, do presente e do passado, não alcançaram (ou não alcançam) todo o sucesso e reconhecimento que merecem. Uma sina que qualquer artista inovador ou de vanguarda enfrenta.


O excelente RAMMSTEIN pode ser uma exceção. A banda é gigante na Europa, e o mundo já ouviu falar deles. Vêm lotando shows e sendo headliners em grandes festivais há mais de uma década. E, se não é nenhuma iniciante, podemos sim incluí-la numa lista de "novos nomes" (no Rock, em especial, o termo "novo" ganha outras proporções) que passaram a ditar as regras a partir dos anos 90 - com nítida e ousada evolução.


A sonoridade destes alemães não exatamente 'fez escola', até porque a proposta da banda é extremamente única! Popularizaram o "industrial", especialmente no meio fechado do heavy, em que qualquer elemento mais moderno é logo rechaçado. Não foram os primeiros a fazer isso, apenas fizeram de um modo muito próprio, inteligente... germânico.


Sim, várias facetas da banda contribuem para sua singularidade. Imaginem o já referido peso das composições, aliado ao elemento eletrônico/industrial, ao próprio gótico. Tudo com o Rammstein é intenso, violento, apoteótico. Agora, imagine tudo isso com uma inusitada pitada (na verdade, doses cavalares) de pura irreverência e bom humor?


É isso que o Rammstein faz: não se prende a fórmulas, adentra o improvável, junta opostos. Faz uma (positiva) "salada", musicalmente, nas letras (utilizam diversos idiomas, além do preponderante alemão), nos estilos, nos elementos de suas composições... e, se já não fosse criatividade o bastante, a insanidade atinge de forma muito perspicaz os vídeos e os shows da banda! Eis capítulos à parte!


O Rammstein vem fazendo história. Todos os seus discos trazem inovação, todos merecem destaque, cada um com sua importância, algum hit desbravador e provocante, vídeos que chocam, seja pela mensagem contida, seja pelo surrealismo dos clipes, seja por sua beleza. E sempre há a expectativa, acerca do que a banda fará em seguida.

Os anos 90/2000 não trouxeram nada de novo? O Metal continua o mesmo? O RAMMSTEIN aí está, mostrando como usar a música pesada a favor da arte, de todas as maneiras possíveis...



"We're all living in Amerika, coca-cola, sometimes WAR"


http://www.rammstein.de/

http://en.wikipedia.org/wiki/Rammstein





Nenhum comentário:

Postar um comentário