sexta-feira, 15 de março de 2013

SPECIAL: Robert Glasper





É sempre interessante saber a banda de apoio de artistas originais e inovadores, porque, de certo, numa eventual carreira solo ou projeto paralelo, encontraremos uma grata e viva influência. Não se trata de uma regra, mas é sempre bom estar atento aos diversos nomes, de diversas cenas, pois essa salutar troca de experiências e influências tendem a gerar discografias ricas e instigantes.


Talvez seja o caso de Robert Glasper. Mantendo uma promissora (e até subestimada) carreira solo dedicada ao jazz, paralelamente se destacava no apoio a nomes de respeito, que iam desde Q-Tip (A Tribe Called Quest) e a excêntrica Erykha Badu, até os gigantes Jay-Z e Kanye West.

Nomes fortes do hip hop, jazz, R&B, soul e world music possivelmente fizeram Glasper chegar num denominador comum (ou nada comum!), aliando seu estilo próprio à variedade sonora com a qual contribuía (conseguindo participações pra lá de especiais), e resultando num verdadeiro clássico moderno: o ganhador do Grammy, "Black Radio" (2012).


Assusta como Glasper fez um álbum tão fino soar tão forte e dinâmico, utilizando tão bem as características dos convidados, tornando o todo coerente e empolgante. A variedade chega ao ponto de contar com uma cover de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana (!).

Não à toa o disco foi destaque e fez o músico/produtor ocupar um novo (e alto) patamar na cena mundial.


Coisa finíssima!


Robert Glasper Experiment - "Black Radio" (2012)



http://robertglasper.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Glasper




Nenhum comentário:

Postar um comentário