segunda-feira, 18 de março de 2013

MUSAS: Neko Case




Neko Case tem suas raízes fundadas no Country. Pode parecer um preconceito bobo, mas dificilmente enxergaríamos no Country um estilo inovador de qualquer forma. Não que não tenha seu valor - no próprio rock'n roll, o chamado "southern rock" é um prolífico estilo que bebe na fonte do blues e do country, por exemplo, remetendo às próprias origens do gênero.

A moça em questão, porém, ultrapassou um tanto as barreiras do que seria óbvio. Flertando com o pop, o folk e o alternativo, enveredou-se para os lados de um pouco usual "alt-country". Consolidou essa tendências explicitando ricas influências, como em covers de nomes como Scott Walker, Queen, Sparks e Tom Waits - artistas dos mais criativos e performáticos do rock.

Tudo isso talvez seja uma tentativa para explicar o que talvez já se explique somente com o talento nato da compositora, e ponto final. Tanto que já passou por vários grupos e projetos, tocando diversos instrumentos ou colaborando com sua ótima voz - e em todos consolidando essa veia empolgante e diferenciada de executar essa espécie de "indie country".


Mas rótulos não são importantes ou necessários aqui. Diria que necessário mesmo é ouvir e se familiarizar com o som dessa garota (que inacreditavelmente já passou dos 40 anos de idade), sendo que abandonou o nome "Neko Case & Her Boyfriends", e apresenta uma competente, bonita e sólida discografia - com destaque para "Blacklisted" (2002).

Gruda e encanta...



http://www.nekocase.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Neko_Case




Nenhum comentário:

Postar um comentário