sábado, 16 de março de 2013

REFERÊNCIA: David Byrne


David Byrne
14/05/1952
Dumbarton (Escócia)





O que torna David Byrne uma referência?


Talvez a carreira à frente do Talking Heads fale por si só.

Talvez as parcerias com o mítico e igualmente referencial Brian Eno, com destaque para o marco "My Life In The Bush Of Ghosts" (1981).

Talvez históricas outras colaborações e participações, além de épicas trilhas sonoras, o que já lhe rendeu até mesmo um Oscar.

Talvez as recentes parcerias vitoriosas, ao lado de nomes como Fatboy Slim e St. Vicent, com dois discos de contornos épicos, como "Here Lies Love" (2010) e "Love This Giant" (2012).


Byrne sempre foi um inovador. Ligado ao mundo das artes, ao cinema, à literatura, até ao ciclo ativismo. Tudo soa fantástico e diferente com ele, a concepção de sua música, da capa de seus discos, vídeos, figurino, concertos.


Byrne chama a atenção especialmente dos brasileiros, pois indo além da música pop e do rock, seu estilo é livre de rótulos. E em seu eterno flerte experimental com a world music, sempre esteve por demais ligado aos ritmos brasileiros. Sua carreira solo é farta nesse sentido, assim como em colaborações do porte de Caetano Veloso, Tom Zé, Herbert Vianna, Cyro Baptista, Bebel Gilberto, e por aí vai.


Seu som ousa, cativa, atrai. É vivo, é forte. É denso, mas acessível.



Um incorrigível vanguardista. Certamente, é uma das referências deste blog!



http://www.davidbyrne.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/David_Byrne

http://www.talking-heads.nl/

http://en.wikipedia.org/wiki/Talking_Heads

http://www.davidbyrne.com/here_lies_love/index.php

http://lovethisgiant.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário