quinta-feira, 28 de março de 2013

FROM THE HEART:
Landmarq - "Infinity Parade" (1993)





Sempre gostei daquele lado sofisticado do Prog Metal. Digo, o chamado "progressive metal" certamente abarca as mais variadas facetas da música pesada. De fato, qualquer estilo ou sub-estilo de Heavy Metal pode tender ao "prog", se tratando muito mais de um direcionamento musical, ou elemento que evidencia a proposta sonora de uma banda, do que propriamente de um "estilo"- mas muitos discordam dessa visão.


Ainda assim, e se atendo às bandas mais "clássicas" do Prog, há as que privilegiaram esse lado mais refinado e 'cabeça' de encarar o estilo (algo trazido do art rock, ou do melodic/AOR talvez), passando por letras mais profundas e bem sacadas, além de uma dinâmica bastante única em seu som.


Coincidentemente ou não, o vocalista Damian Wilson figurou em muitos dos grupos e projetos que me vêm à mente quando penso nesse tipo de sonoridade que procuro descrever. Exemplos não faltam, passando por sua própria (e pouco divulgada) carreira solo, as colaborações com Arjen Lucassen nos ousados Ayreon e Star One, dentre tantos outros. Há também, obviamente, sua banda principal, o THRESHOLD (para a qual recentemente retornou), representação de toda aquela sofisticação, lírica e musical, à qual me referia.



Mas tratamos aqui de um disco, por incrível que pareça, ANTERIOR a tudo isso. Até por se tratar de uma banda do início dos anos 90, não é exagero dizer que se encontra na vanguarda do estilo Prog Metal - ainda que pouco evidenciada até hoje.


O disco em si é o segundo lançamento do Landmarq - à época, contando com os vocais potentes e majestosos do citado Damian Wilson (que, além do Threshold e Ayreon, já cantou com Rick Wakeman e até interpretou Jean Valjean na peça Les Misérables - logo, está bem longe de ser um vocalista qualquer).



Considerando o ano e a época do lançamento, seu vocalista (que viria a possuir um currículo tão rico e extenso) e a qualidade do disco, sem dúvida mereceria figurar entre os principais do estilo. Porém, assim como sua 'sucessora' Threshold, o Landmarq jamais decolou enquanto banda. O que é realmente uma pena.



Falando da obra em si, enchem os olhos composições do porte de "Ta'Jiang" e "Tailspin (Let Go The Line)", longas, belíssimas e certeiras em não deixar cair o pique ao longo de sua duração. Vale destacar ainda, e MUITO, a excelente "The More You Seek, The More You Lose", precursora de todo aquele padrão a que me referi no primeiro parágrafo. Com um refrão bombástico e uma letra inteligente, como pede o estilo, já vale o álbum!


Ouça e se renda àquele clima único do prog metal noventista, em um registro primordial.



Landmarq - "Infinity Parade" (1993)




http://landmarq.net/

http://en.wikipedia.org/wiki/Landmarq





Nenhum comentário:

Postar um comentário