sábado, 27 de abril de 2013

LACRIMOSA





Acredito que o Lacrimosa seja uma banda injustiçada pois, a despeito de uma sólida e rica discografia, a banda é pouco lembrada quando se listam os ícones da música gótica, ou do próprio nicho do gothic metal. Pior, pouco vejo referências ao gênio que é seu líder, o alemão TILO WOLFF. Mas o Heavy Metal tende a virar as costas a seus artistas mais criativos e prolíficos...


Digo isso porque acho que o reconhecimento a Tilo e sua banda deveria extrapolar os limites da música pesada. Acredito, porém, que seus serviços ao heavy, tendo-o introduzido de maneira tão única e sublime a seu lirismo e poesia, mereciam maior atenção e eternos aplausos dos que vêem na música, e acima de tudo no Heavy Metal, uma arte verdadeira.




Voltando ao LACRIMOSA, falei de sua vitoriosa discografia. E daí podemos apontar para o que há de mais soturno na banda, passando pelo melancólico, e até o experimental. Seria o Lacrimosa mais do início da carreira. Tudo muito sombrio. O peso passava das guitarras para o próprio modo de se encarar a proposta do grupo, todos os climas se tornando muito densos, intensos.


Experimental também, repito, pois o Lacrimosa flertou com composições e estruturas musicais pouco usuais, e estilo que passaram pelo clássico (a começar pelo nome do grupo), pelo sinfônico (me incomoda quem os inclui no mero symphonic metal, pois seria tirar muito da riqueza da banda), pelo minimalismo, o progressivo (não relutaria em dizer que o Lacrimosa é Prog), o pop, o eletrônico e algo da darkwave. Até mesmo pelo industrial (em última análise, o que resultaria no projeto paralelo de Tilo, o Snakeskin).


Sem propostas mirabolantes, ou nem tanto, não seria errado, na visão deste blog, incluí-los na lista da vanguarda metálica mundial.




Trilhando um caminho tão diversificado, não perdeu jamais em essência. Em especial pela figura de Tilo, um ser artístico por natureza, e que transmite isso à banda toda (inclusive sua esposa Anne Nurmi, vocalista e tecladista do grupo). Tilo interpreta suas canções, sabe o que canta e passa isso ao ouvinte. E faz isso com o coração, com a alma. Ao vivo, é um capítulo à parte, pois é teatral, é performático, "rege" seus companheiros com uma verdadeira incorporação das canções.



O Lacrimosa é uma das principais bandas do Heavy moderno e do gótico mundial. Rica, afastada de clichês, é um grupo a serviço da arte, e com um gênio à frente. A partir daí, você pode escolher desde a composição mais densa e experimental, até a música mais acessível, mas não menos intensa, de alguma outra época.



O importante é não passar ileso ou indiferente à arte deste sublime, referencial - e único - grupo alemão. Seja por sua história, tão bem escrita desde os anos 90, seja por sua atualidade, pois seguem firmes com discos divinos e bombásticas turnês.



Obrigatório!



http://www.lacrimosa.ch/

http://www.hall-of-sermon.de/

http://en.wikipedia.org/wiki/Lacrimosa_(band)




Nenhum comentário:

Postar um comentário