segunda-feira, 1 de abril de 2013

FROM THE HEART: Judas Priest - "Screaming For Vengeance" (1982)





O Heavy Metal teve seu início em 1970, quando o Black Sabbath de Ozzy, Iommi & cia. lançou seu primeiro álbum, auto-intitulado. Você com certeza já ouviu isso, embora muitos vão encontrar referências da música pesada em momentos anteriores em diversas bandas do classic, do prog e do hard rock - todos, em si, também fenômenos então relativamente recentes.


Ninguém está totalmente certo ou errado. Tampouco me oponho a que o Heavy tenha sua marca simbólica em apenas um disco/banda. Ainda mais se essa banda for o Sabbath!


Mas, pessoalmente, quando eu procuro Heavy Metal em seu estado mais puro e único, eu não vou necessariamente na NWOBHM (movimento posterior ao que trataremos aqui), nem no próprio Black Sabbath (banda riquíssima, que inclusive ditou as bases do que seria o doom, por exemplo), nem em passagens do classic rock lá nos porões dos anos 60.



Quando eu penso em Heavy Metal, eu penso em JUDAS PRIEST! Simples assim.



Chover no molhado falar da épica introdução "The Hellion", um hino do Heavy Metal que eternamente emendará em outro, a clássica "Electric Eye". E daí para frente, temos uma aula do heavy mais tradicional, mas não por isso menos refinado.


Vale dizer isso: o Judas nunca pregou a "tosqueira" - não sei porquê, mas muitos fãs de metal tendem a ver no "tosco" algo positivo, "raiz", "true". Muitíssimo pelo CONTRÁRIO, essa banda é uma referência porque definiu com maestria, coerência - e, sim, com personalidade e INOVAÇÃO - as bases para tudo que seria feito dali para frente. O Heavy Metal nunca mais foi o mesmo.


Muito foi feito dos primeiros álbuns do Judas Priest em diante. Diversos movimentos surgiram, anexando diversas influências às suas sonoridades. Vieram os estilos e subestilos da música pesada. O Metal Tradicional passou pelo Venom, Celtic Frost, e foi para os caminhos do Thrash da Bay Area, da vanguarda extrema nórdica, e assim por diante. Também se deu ênfase à melodia, vieram a NWOBHM, o power metal, o metal melódico germânico, o metal sinfônico, etc.


Falar de Judas Priest é isso, é falar da HISTÓRIA do Heavy Metal. Há quem inovou a partir (da própria inovação) deles. Há ainda as cópias e mais cópias do estilo por eles produzido. Mas o que ELES pensaram e executaram em suas carreiras, do jeito que fizeram, NINGUÉM fez! Ninguém jamais soou igual ou chegou aos pés de tamanha potência e soberania.



E nesta obra-prima metálica da banda, você tem o que é, para este blog, o maior exemplo disso que queremos dizer:



Judas Priest - "Screaming For Vengeance" (1982)




http://www.judaspriest.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Priest




Nenhum comentário:

Postar um comentário