domingo, 14 de abril de 2013

FROM THE HEART:
Criolo - "Nó Na Orelha" (2011)




Ainda não demos a ênfase necessária, neste blog, aos discos e artistas que admiramos no âmbito da música brasileira. Citamos poucos, assim como também raras as alusões, de um modo geral, a discos do ano 2000 até hoje - até o momento, aliás, pouco ou nada apontamos em relação aos que realmente consideramos os maiores e melhores DISCOS da última década, embora procuremos divulgar, em abundância, as que consideramos as BANDAS/ARTISTAS mais inovadores do momento.


Convenhamos, no entanto, que há de fato um certo receio nesses apontamentos. Tudo que diz respeito à década passada e à atual, em que nos encontramos, ainda sofre o "justo preconceito" acerca de qual o real impacto de sua existência. Até que ponto tal e qual disco pode ser realmente um "clássico"? Resistirá à prova do tempo? Estamos diante de novas obras-primas, ou estamos sendo levados pela hype do momento?


E eis o eterno "pé atrás" em relação ao que é novo. Não é o caso deste blog, que justamente busca INOVAÇÃO, e a busca acima de tudo no HOJE. Porém, na hora de afirmar (e aqui não existem afirmações absolutas) que um novo disco é realmente "clássico", até nós deste site temos nossos melindres.



Feita a digressão, apenas a uso de desculpa para, de uma vez por todas, falar de meu carinho especial por esta obra de 2011 chamada "Nó Na Orelha". E, sim, colocá-la desde já num pedestal de importância e influência (seja em minha vida, seja para a música em geral), que é o lugar que este blog julga que ela merece!



Em "Nó Na Orelha", o Criolo Doido atingiu uma diversificação musical única. Um disco dinâmico, que empolga do começo ao fim, SEM apelar para quaisquer clichês ou acomodações comuns de nossa música popular - pelo contrário, Criolo parece nos querer atingir com tamanha riqueza musical, que transita (nada) tranquilamente pelo modo mais direto e cru de se fazer rap, passando pelo hip hop mais sofisticado, pela potência do pop, do rock, até as formas mais deliciosas de se fazer samba, baladas inspiradas, e até um bolero. Enfim, de se fazer MPB.



Não se tem muito mais o que dizer sobre esse disco, a não ser convidar o leitor a escutá-lo e torcer para que este se encante tanto quanto este blog - além de meio mundo, passando por Chico Buarque, Caetano Veloso e Ney Matogrosso - se deixou levar. Acredite: neste caso, é com autêntica justiça!



PS: as apresentações ao vivo do cantor e sua banda ganham incrivelmente em INTENSIDADE, e são altamente recomendáveis, tanto quanto a audição do disco.



Criolo - "Nó Na Orelha" (2011)



http://www.criolo.net/




Nenhum comentário:

Postar um comentário