terça-feira, 9 de abril de 2013

JORN LANDE - parte II






continuação (ler parte I)


Se os discos já citados jamais ocuparam um merecido lugar de destaque no âmbito da música pesada, ao menos serviram para Jorn alcançar o estrelato, ocupando o posto à frente do (que prometia ser) gigante MASTERPLAN, com os ex-Helloween Roland Grapow e Uli Kusch. A estréia auto-intitulada em 2003 não decepcionou, e pode ser facilmente colocada ao lado dos citados discos do ARK e do Beyond Twilight como uma das principais obras da década passada. Uma nova proposta, uma nova maneira de se pensar o Heavy, passando pelo Hard grandioso de bandas como o Rainbow, indo ao progressivo, e flertando com o melódico e mesmo com o Thrash. Uma banda única!


Novamente, uma enorme pena o fato de o Masterplan TAMBÉM não ter decolado - ao menos não como deveria. Após um bom segundo disco, "Aeronautics" (2005), Jorn deixou o grupo (mais um em sua carreira). A banda enveredou para um heavy firme e vigoroso, mas longe da criatividade do primeiro álbum. Jorn voltaria em 2010 para gravar "Time To Be King", com uma formação bem modificada e já sem o brilho de outrora.




Mas os projetos paralelos e participações de Jorn seguiam fortes, pérola atrás de pérola. O excelente e bem característico melodic hard do MILLENIUM, ainda em 2000, também é um destaque que vale a pena ser ouvido, ao lado de nomes como RALPH SANTOLLA (Deicide, Obituary, Iced Earth, Sebastian Bach) e SHANE FRENCH (Jon Oliva's Pain, Circle II Circle).


Indo além, lançaria a trilogia "The Battle" (2005), "The Revenge" (2007) e "The Showdown" (2010) ao lado de ninguém menos que RUSSEL ALLEN (Symphony X, Star One). Duas das maiores vozes do metal unidas a serviço de um Hard/AOR de extrema potência e beleza.



Falando de projetos mais ousados, Jorn se tornou figura fácil em rock operas do porte de "01001011" (2008) do AYREON de Arjen Lucassen, "The Scarecorw" do AVANTASIA de Tobias Sammet (com quem excursiona até hoje), "The Final Surprise" (2007) do GENIUS de Daniele Liverani, e o épico "Nostradamus" de NIKOLO KOTZEV (líder do excelente BRAZEN ABBOT, banda que também contou com Jorn no "Guilty As Sin" de 2003). Vale lembrar ainda da seleção de KEN HENSLEY (Uriah Heep) no ótimo "Blood On The Highway" de 2007.





Paralelamente a tantas colaborações magistrais, Jorn sempre se mostrou seguro numa estável carreira SOLO - que contrasta com o vai-e-vem de suas bandas e demais aventuras. No entanto, o destaque aqui fica mais por conta de seus primeiros álbuns, em especial "Starfire" (2000, contando com eficientes covers de bandas como Journey, Foreigner e City Boy), "Worldchanger" (2001) e "Out To Every Nation" (2004).



A verdade é que Jorn, solo, nunca lançou algo abaixo da média. Porém, em contraste, conforme dito, com tão ousados grupos que ajudou a formar no passado, lançando álbuns tão únicos e variados entre si, gera certa decepção sua acomodação num Hard/Heavy que passou a redundar numa espécie de "fórmula" - já pouco atrativa. Exemplo disso é que um novo disco de Jorn Lande costumava ser um evento até poucos anos atrás... e hoje, passa um tanto despercebido.



Jorn é versátil e poderoso como poucos na cena metálica. Já é uma figura referencial para o estilo, fez escola, e sua discografia se tornou uma espécie de fenômeno cult no âmbito metálico. Com isso, temos a expectativa de que venha a constituir NOVAMENTE a vanguarda do heavy moderno, como fez com tanta maestria ao longo das últimas décadas...



http://www.jornlande.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário