domingo, 17 de fevereiro de 2013

SPECIAL: Fire! Orchestra



Viemos de um 2012 muito prolífico, que por sua vez já seguiu o produtivo 2011, com alguns dos mais originais e intensos trabalhos de que se tem notícia (eu nem diria que a importância de certas obras ficou restrita aos respectivos anos de lançamento, mas extrapolo mesmo para a história da música, de um modo geral). Pode-se citar o poderoso retorno do Swans ("The Seer", 2012), o lindo trabalho do The Thing com Neneh Cherry ("The Cherry Thing", 2012), o belíssimo e aclamado "Coin Coin Chapter One" de Matana Roberts (um marco no free jazz, de 2011), dentre muitos outros - a serem citados neste blog.

Nessa (ampla) seara, quem já vem se destacando há algum tempo é a Fire! Orchestra. Ano passado mesmo, ao lado de Oren Ambarchi, lançou o elogiado "In The Mouth A Hand". Inquieto e produtivo, como todos os adeptos da música livre parecem ser, já iniciou 2013 com o que promete ser um novo clássico, tamanho o poder arrebatador de sua nova obra: "Exit!".

O líder da Fire!, o sueco Mats Gustafsson, dispensa maiores apresentações. A lista (e a magnitude) dos nomes com quem já tocou e dos projetos que lidera já fala por si só. Uma discografia densa a ser descoberta a cada dia mais. Mas, com certeza, se sobressaem o ousado e já citado The Thing... e, não menos ousado e criativo, a excelente Fire! Orchestra:


Fire! Orchestra - Exit! (2013)









Nenhum comentário:

Postar um comentário