terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MASTODON





Gosto da ideia de bandas que arrumam um novo jeito de fazer música, em especial a música pesada. Digo, trata-se de uma linha tênue que separa aqueles que encontram personalidade, um jeito muito próprio e inovador de executar um estilo já consolidado, forçando seus limites... e aqueles que simplesmente fazem algo soar absolutamente novo.

Difícil enquadrar artistas em um ou em outro caso. Inovar é sempre salutar. Mas quando se fala de uma "nova maneira" de se fazer Heavy Metal - dentre outros grandes nomes que este blog já citou ou pretende citar - penso também no fenômeno chamado MASTODON!


Com justiça. Lembro-me do "cartão de visitas" da banda, embora não seja sua estréia, mas talvez tenha sido o grande álbum em que o Mastodon mostrou sua proposta inovadora, cuja estrutura das composições fugiam a tudo que já tinha sido visto: refiro-me a "Leviathan" (2004). Talvez um disco para ser lembrado como clássico nas próximas décadas.

Disso, passou-se para duas obras altamente complexas, sem deixar de lado o modo empolgante de se fazer metal. "Blood Mountain" (2006) e, em especial, "Crack The Skye" (2009) mantiveram o alto padrão de qualidade das composições da banda, e deixando aquela linda sensação de "o que essa banda é ainda capaz de fazer?". Na minha opinião, eis a questão que todo artista deve buscar deixar em seu público.


A resposta foi dada, com louvor, no (até então) ápice criativo desses americanos: "The Hunter" (2011) trouxe elementos de todos os álbuns, mas, indo além, voltou com aquela proposta de mostrar o Heavy Metal sob uma nova óptica. O disco é até, por incrível que pareça, mais direto que os anteriores. Mas não creio que sua proposta seja mais simples... o álbum é uma aula, do começo ao fim, de como o heavy pode condensar diversas influências, anexar elementos, sem deixar de soar moderno e atual, e sem fazer a banda perder sua essência, consolidada desde o primeiro álbum.


Sensacionais!


http://www.mastodonrocks.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Mastodon_(band)



Nenhum comentário:

Postar um comentário