quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PLAY: Elvis Costello & The Roots





Surpreende-me a capacidade de certos artistas de criarem climas específicos ao longo de suas composições ou, ainda, por todo um disco. Alguns artistas tornam aquilo sua marca registrada e podem, com menor ou maior diversidade, utilizarem-se dessa essência mágica por tempos.



Antes de falar do disco aqui em pauta, um dos melhores deste ano de 2013, farei a conexão com outra vitoriosa e épica parceria, até recente. Quando o mestre Lou Reed chamou o gigante Metallica para acompanhá-lo em "Lulu" (2011), aquilo gerou surpresa. Ficava o questionamento acerca de como casariam estilos tão marcantes e diversos de ambas as carreiras.


O resultado foi notável. A voz marcante de Reed, ao lado de suas filosóficas e "sofridas" declamações, se juntarem de forma magistral com as bases pesadas e típicas de Hetfield e cia. O trabalho, duplo, conceitual, denso, cumpria o que prometia - embora, antes de se ouvir o álbum, ficava difícil de se descrever como se pensava que aquilo soaria. Só se sabe que soou como deveria soar - e foi com excelência!



Não é diferente do encontro entre ELVIS COSTELLO e o famoso coletivo hip hop THE ROOTS.



Como trazer as bases soltas e cheias de groove do ROOTS para o universo de COSTELLO, que baila entre o rock clássico, o blues e forte apelo até pop de suas tão agradáveis composições? A incógnita era excitante, ao mesmo tempo que promessa quase certa de um trabalho histórico.



E, mais uma vez, o encontro cumpre o que prometia! Verdade que não houve muito tempo para se idealizar sobre o assunto. O álbum da parceria saiu de modo um tanto abrupto, já no 2º semestre de 2013, e embora houvesse notícias da produção do disco (e da parceria que já vinha desde os programas de Jimmy Fallon), o produto final, ali, à disposição, pegou muitos de surpresa.




Mas que agradabilíssima surpresa!!! E que disco belo, bem construído, de composições tão cativantes! Essencial!




Mais uma vez a prova de que a união de bandas/artistas únicos, de fusão improvável, gera uma obra-prima final bombástica - em coesão, em beleza, em grande canções!



A lamentar apenas a ausência de Black Thought, o vocalista que poderia ter improvisado e tornado a união ainda mais forte e característica! Quem sabe numa próxima etapa... quem sabe...



Recomenda-se a linda edição deluxe do álbum, num digipack muito bem feito pela Blue Note, com encarte completo e 3 faixas-bônus certeiras!




Elvis Costello feat. The Roots - "Wise Up Ghost" (2013)









http://www.elviscostello.com/
http://theroots.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário