domingo, 18 de maio de 2014

PLAY: Winger, Brother Firetribe, H.e.a.t





Em um ano em que já destacamos a ótima revelação (apesar de se tratar de um "supergrupo") KXM, devemos fazer justiça a alguns lançamentos do pouco explorado âmbito (por este blog) do Hard Rock contemporâneo. O primeiro deles, de fato, é um dos clássicos, mas com alta sofisticação e capacidade criativa e de se reinventar. Os demais, emplacam empolgantes álbuns, de personalidade, dentro de um estilo, no todo, pouco inovador...






Kip Winger é um músico e compositor fantástico. A banda, que leva seu nome, sempre trouxe músicos magníficos e composições acima da média no hard/glam oitentista, com variedade e diversificação, sem perder a pegada incendiária muito própria do estilo.


Seu diferencial criativo reside ainda numa prolífica carreira solo, de poucos discos, porém finíssimos. Afastam-se, é verdade, do hard clássico, se orientando para um AOR e mesmo para o pop, mas tudo com altas doses de sofisticação e certo experimentalismo. "This Conversation Seems Like A Dream" (1997), logo em sua estréia, se mostra o auge do que é aqui tratado.


Mas voltando ao WINGER propriamente dito, a banda apresentou seus hiatos, mas voltou bem com "Karma" (2009), e agora nos brinda com um trabalho exemplar, recheado de hits com veia atualizada e proposta muito madura, marcas de Kip Winger. "Better Days Comin'" promete figurar na lista de melhores do ano de 2014, e será com muita justiça! Que a obra não sofra o típico preconceito e má vontade que costuma-se ter com o hard...



Winger - "Better Days Comin'" (2014)












Aqui, não diremos que se trata propriamente de uma surpresa, mas o competente BROTHER FIRETRIBE soltou um disco muito bem feito, também acima da média dentro do seu estilo. A banda, conhecida pelo seu disco antecessor lá de 2008, "Heart Full Of Fire", tinha evidência por ser o grupo com Emppu Vuorinen (Nightwish) - além daquele disco contar com a participação da então recém substituta de Tarja Turunen, a então revelação Annete Olzon.


O disco era bem sacado, a banda alcançou destaque, hard nórdico que esquentou as paradas. Mas em "Diamond In The Firepit" (2014) há algum amadurecimento, que se refletiu num disco que podemos considerar bom do começo ao fim. E o melhor, bastante empolgante, como o hard rock pede. Logo, não é um primor de originalidade, mas tem atitude e não se resume ao "mais do mesmo" que afunda o movimento.


Para se deliciar:



Brother Firetribe - "Diamond In The Firepit" (2014)












Por fim, de histórico muito parecido ao do Brother Firetribe, mas mais produtivos, os suecos do H.E.A.T despontam também com um agradável disco (para os fãs do estilo). Diria que muitas vezes soam até mais modernos que o BF, mas algumas partes remetem ao que há de mais clássico e comum do hard oitentista. Jogando bem com tais elementos, o todo do disco acerta em cheio, merecendo ser destaque igualmente!



H.e.a.t - "Tearing Down The Walls" (2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário