sexta-feira, 23 de maio de 2014

ORPHANED LAND





Os israelenses do ORPHANED LAND não são exatamente uma "descoberta" no âmbito metálico. Já vêm construindo um bom nome ao longo de mais de uma década, com destaque para o fato de o grupo ser de Israel - saindo do eixo geográfico comum na cena. Destaca-se tal fato, principalmente, porque vir de um país periférico (em relação à Europa e EUA) e conseguir se impor com relevância, personalidade e, acima de tudo, ORIGINALIDADE, é matéria para poucos (que o diga o brasileiro Sepultura).


Mas, conforme dito, não basta ser de um país "incomum". Deve mostrar a que veio.


Rótulos são dispensáveis para o Orphaned Land. Há melodia, há folk, há as óbvias raízes orientais, pendendo para o lado heavy e alcançando o metal extremo em diversas passagens. A complexidade geral do som, por sua concepção, pelas composições e pela constante busca de novos elementos sonoros e jogo de influências, leva inevitavelmente ao Prog Metal - um progressivo bastante peculiar.



Mas toca-se novamente na tecla da "música oriental", aqui tomada em sentido lato e sem muita precisão. Remetemo-nos à música árabe, ao próprio klezmer israelense, e a todo o conceito étnico que o grupo prega - inclusive, diga-se, levantando a bandeira da união e tolerância entre povos tão beligerantes e segregados.



Para fazer essa junção, é preciso saber fazer. Não, o Orphaned Land não foi pioneiro, não foi o descobridor ou o primeiro a realizar o encontro do Heavy Metal com passagens da música oriental. Mas eles foram desbravadores em fazer do MODO como fizeram. Não é algo forçado, algo óbvio. Há sofisticação, o conceito permeia o som como um todo, é arte precisa e inteligente. Permitida a analogia, falamos de Sepultura, mas o ANGRA, no Brasil, foi dos únicos a fazer algo semelhante com a musicalidade brasileira (no disco "Holy Land").



Não basta se ter a "ideia" de imprimir a sonoridade local às guitarras distorcidas e pronto. Deve-se saber fazê-lo. E o OL o faz com sabedoria e leveza. Com dinâmica própria e reinvenção a cada disco, a cada faixa. De certo, louvável.



Eis porque merece todo o aplauso do blog e do público em geral.




http://www.orphaned-land.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Orphaned_Land






Nenhum comentário:

Postar um comentário