quinta-feira, 1 de maio de 2014

FROM THE HEART: Savatage - "Streets: A Rock Opera" (1991)





"These streets, glitter in the dark..."


O blog poderia citar alguns outros discos do gigantesco SAVATAGE, ou mesmo de muitos dos projetos de JON OLIVA & cia., com destaques à belíssima Trans-Siberian Orchestra. O pontapé cru e fino em "Sirens / Dungeons Are Calling" (1983/84); a entrada triunfal de Paul O'Neill e Robert Kinkel no devastador "Hall Of The Mountain King" (1987) ou no teatral "Gutter Ballet" (1989); ou ainda a (positiva) megalomania e toda a pompa e diversificação musical presentes em obras do porte de "The Wake Of Magellan" (1997, possivelmente a mais complexa peça da dupla Oliva/O'Neill sob o nome Savatage) ou o derradeiro "Poets And Madmen" (2001).


Mas a deixa é para um disco que, além de histórico, foi relançado em 2013 neste incrível formato digipack, que inclui pequenas narrações entre as faixas ("Narrated Version"), tornando a rock opera completa, como foi concebida em sua origem. Mais: faixas-bonus e um DVD com a obscura videografia completa da banda - em qualidade bem melhor que as encontradas no youtube até então. Trata-se de "STREETS: A ROCK OPERA" (1991), finalmente em sua versão definitiva, conforme Jon Oliva nos explica no encarte do "novo" disco.



É maravilhoso poder reviver aquele clima, do final dos anos 80, e tentar imaginar o que representou Paul O'Neill para a dupla de irmãos Jon e Criss (RIP). Paul possuía praticamente pronta uma obra chamada "Gutter Ballet" (exatamente!), título original de "Streets", e apresentou a seus novos companheiros, que juntos puderam trabalhar, criar e inovar sobre ela. Um marco para a música pesada, pena que pouquíssimo reconhecida pela mídia e público metálicos.



Detalhe que "Jesus Saves" se apresenta em sua mítica versão alternativa (a que inclui coros que remetem ao gospel no refrão), que já havia sido divulgada em faixas-bônus de alguns discos do SAVATAGE, mas aqui ocupa o lugar que era originalmente seu. Talvez um dos discos mais diversificados dos americanos, aliando o Hard e o Heavy Metal a uma aura eminentemente progressiva, performática, com baladas de alto teor emocional, e que exigiram de Jon interpretações comoventes e históricas. Não à toa, se encerra com a clássica "Believe" - que aproveita partes de outro marco da banda, "When The Crowds Are Gone" do anterior "Gutter Ballet" (1989).



Eis o embrião do espírito a la Broadway, que já vinha sendo desenvolvido desde "Hall..." e Gutter...", e desembocaria nos demais épicos do próprio Savatage e do TSO.




(Re)Lançamento essencial, disco atemporal.




Savatage - "Streets: A Rock Opera" (1991)





Nenhum comentário:

Postar um comentário