sábado, 10 de janeiro de 2015

SPECIAL: Hip Hop atual (I)





Este blog anda citando o movimento muito superficialmente, em algumas resenhas e discos clássicos, e lista de fim de ano. Mas o que de melhor - mais original, inteligente, ousado, agressivo - tem sido feito no Rap / Hip Hop dos últimos anos?


Eis algumas sugestões.






01. AB-SOUL





Do coletivo californiano Black Hippy, o mesmo de Kendrick Lamar, Ab-Soul alcançou sucesso em 2012 com o ótimo "Control System", que aqui recomendamos. Destaque também para Schooboy Q, que em 2014 lançou o competente "Oxymoron" (lembrado aqui).


Ab-Soul - "Control System" (2012)






02. BLACK MILK




(lembramos aqui)

Já com uma discografia sólida na praça, Black Milk carrega um caminhão de ótimas influência e personalidade em seu som - o que facilmente se extrai de "No Poison No Paradise" (2013) - que contou, dentre outros, com Black Thought do The Roots e o prodígio Robert Glasper - e de mais um ótimo capítulo escrito agora nesse 2014, em outro de seus melhores álbuns:


Black Milk - "If There's A Hell Below" (2014)






03. BROTHA LYNCH HUNG





Aqui adentramos um campo mais agressivo, mas não menos criativo, do Hip Hop atual, com a peculiar e polêmica figura de Lynch Hung. Não à toa está na Strange Music, selo de Krizz Kaliko, Wrekonize, do coletivo Mayday! e, claro, do insano Tech N9ne!


Brotha Lynch Hung - "Mannibalector" (2013)







04. CHINO XL





Chino é dos melhores compositores do rap atual e angaria fãs de respeito na cena. Segue inexplicável, portanto, como uma obra-prima do porte de "The Black Rosary" pode passar tão despercebida por público e mídia...


Chino XL - "Ricanstruction: The Black Rosary" (2012)











05. CLIPPING




(lembramos aqui)

O grupo balanceia a agressividade sofisticada de alguns dos melhores nomes da cena e em 2014 atacou com um (merecidamente) elogiadíssimo e imperdível debut:


clipping - "CLPPNG" (2014)






06. CUNNINLYNGUISTS




(lembramos aqui)

Um dos destaques da década passada, após o já clássico "A Piece Of Strange" (2006), seguiu muito produtivo, desembocando em mais este empolgante trabalho do ano passado:


CunninLynguists - "Strange Journey Volume Three" (2014)







07. DÄLEK





O mestre do pesado, do denso, do torto e do experimental dentro do hip hop. Aguardado desde 2010 (que incluiu o lançamento de um já épico encontro ao vivo com os suiços do Young Gods), em especial após obras que tanto abrilhantaram a década passada:


Dälek - "Gutter Tactics" (2009)






08. DEATH GRIPS




(falamos aqui)

Nada preparou a cena para o encontro dos insanos Zach Hill e MC Ride (Stefan Burnett) neste DEATH GRIPS. Ano após ano os lançamentos empolgam, agridem e impressionam. Nosso destaque pessoal, se é que há um apenas, na vanguarda de um hip hop que tende ao industrial:


Death Grips - "No Love Deep Web" (2012)












09. EARL SWEATSHIRT





Vindo do produtivo coletivo ODD FUTURE, que ainda revelaria subgrupos como MellowHype, The Jet Age Of Tomorrow e o ótimo The Internet, individualmente ganharam destaque alguns de seus integrantes. Sem dúvidas, Earl foi um deles, em especial com este competente álbum de 2013:


Earl Sweatshirt - "Doris" (2013)






10. FRANK OCEAN





Se o já citado Earl, e mais Tyler The Creator, Domo Genesis e demais integrantes e grupos derivaram com sucesso do Odd Future, fato é que a maior obra acabou sendo de Frank Ocean. "Channel Orange" já se tornou um marco, sucesso na crítica e emplacou hits. E não foi a mera hype, mas sim o talento a serviço de um álbum fino e visceral, que aguarda sucessor à altura:


Frank Ocean - "channel ORANGE" (2012)













11. GHOSTFACE KILLAH





O que tem sido o mais produtivo samurai do Clan, Ghostface segue incansável. E em meio a tantos álbuns e parcerias, acertou a mão em cheio em algumas de suas obras, sendo as duas mais recentes referenciais - contando com o "36 Seasons" deste 2014. A parceria com Adrian Younge (que também em 2014 nos brindou com o Souls Of Mischief) tem sido vitoriosa, assim como com o grupo BadBadNotGood.


Ghostface Killah - "Twelve Reasons To Die" (2013)










12. JAY Z





Sim, a lista comporta lugar para Jay Z. A vitoriosa parceria com Kanye West parecia capítulo à parte, no elogiável "Watch The Throne" (2011), que vive aguardando sua segunda parte. Nisso, inesperadamente, lançou um grande e pouco falado álbum, o belo "Magna Carta, Holy Grail" de 2013, com participações brilhantes. Segue sendo prudente se despir de preconceitos e dar uma conferida no trabalho do rapaz...


Jay Z - "Magna Carta Holy Grail" (2013)







13. KANYE WEST




(falamos aqui)

Outro foi o papo com outro representante do mainstream. Kanye tinha tudo para se acomodar, mas foi bem além que Jay Z e outros. Megalomaníaco, beirando o experimental, foi ousado com "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" (2010) e inesperado e avassalador com "Yeezus" (2013). Parece não haver limites para Kanye West, é o que comprovaremos com Yeezus 2, se este vier e se for tão bom quanto a obra-prima contida na primeira parte....


Kanye West - "Yeezus" (2013)







14. KENDRICK LAMAR






O nome de maior sucesso do Black Hippy, e não à toa, vez que "Good Kid..." é de fato um grande álbum, e que gera a expectativa da mídia para seu próximo passo! Vale a ouvida:

Kendrick Lamar - "Good Kid, M.A.A.D. City" (2012)






15. KID KOALA





Dan The Automator e Del The Funky Homosapien se juntaram a Kid Koala no início do século para formar o excelente DELTRON 3030, cujo ousado debut já é um clássico do movimento. Um segundo disco do projeto veio em 2013, alcançando menos holofotes, mas igual potência. Mas este blog preferiu destacar a figura de KID KOALA, no ótimo "12 Bit Blues" (2012), que passou batido por público e crítica. Vale a caçada e a ouvida atenta, disco de primeira:


Kid Koala - "12 Bit Blues" (2012)









(continua, parte II)







Nenhum comentário:

Postar um comentário