quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SPECIAL: MELHORES DA DÉCADA




A ideia da presente seleção é apontar os artistas que estão dominando a década corrente. É sempre complicado falar de um período que ainda não se encerrou, falta aquele distanciamento até certo ponto necessário para avaliar impacto e real influência de diversos artistas / lançamentos.


A proposta aqui é simples e descompromissada: apontar quem já lançou ou esteve envolvido em ao menos DOIS lançamentos nesta década. Pegamos, sim, o conceito errôneo de "década", incluindo o ano de 2010 (lembrando que década mesmo vai de 11 a 20). Logo, são CINCO anos, e pensamos que quem o "domina" em termos de novos discos é porque impactou com mais de um lançamento, mantendo-se constante em força e inovação a cada novo álbum - e claro que o critério deixa de fora artistas essenciais.


No mínimo, serve como um bom apanhado de sugestões:




01- JANELLE MONÁE



(falamos aqui)

A menina havia ensaiado qualquer coisa bela e instigante com o curto debut "Metropolis: Suit I (The Chase)" (2007). Mas nada preparou a audiência para a proposta bombástica e inovadora que tomou a cena musical de assalto, com "The ArchAndroid" (2010) e "The Electric Lady" (2013). Discos variados entre si, e cada um, por si só... revelando uma inquieta mente prodígio, transbordando talento em cada ritmo ou experimentação em que se arrisca. A dona da década, para nós.




02- SWANS



(falamos aqui)


Michael Gira voltou alucinante. Intenso como nunca. E quando se esperava que o já clássico "The Seer" (2012) seria produto criativo isolado - e, de tão perturbador, era de se esperar que o fosse - fato é que, em tempo recorde, o grupo abala novamente nossas estruturas emocionais com "To Be Kind" em 2014. Assustadoramente maravilhoso!




03- SHINING (NOR)



(falamos aqui, aqui e aqui)


O que foi feito de melhor, mais intenso e instigante no Heavy Metal dos últimos anos. Comportando toda a diversificação advinda de elementos não tão próprios da música pesada - mas, dentro dela mesma, soando únicos como nunca antes no estilo. Uma nova forma de propor algo que poderia ser "apenas" Black Metal, ou "apenas" Prog, mas é muito mais e qualquer coisa indescritível. Deixe-se embalar por "BlackJazz" (2010) e "One One One" (2013).




04- MATANA ROBERTS



(falamos aqui)

A garota que revoluciona o free jazz atual, com a saga Coin Coin, já com dois capítulos soberbos escritos: "Gens De Couleur Libres" (2011) e "Mississippi Moonchile" (2013)!




05- KILLER MIKE



(falamos aqui, aqui e aqui)


Talvez o que se fez de mais agressivo e inovador no hip hop atual passou por El P e Killer Mike. Destacamos aqui o álbum deste último, já um clássico, o excelente "R.A.P. Music" de 2012. Não se ignorando o igualmente instigante "Cancer 4 Cure" de El P (do mesmo ano), fato é que os expoentes se juntaram de vez em RUN THE JEWELS - cuja primeira parte destacamos (lançada em 2013), mas já aguardamos a segunda parte prometida para este 2014.




06- MATS GUSTAFSSON



(falamos aqui)


Voltando ao free, falamos aqui da Fire! (às vezes lançando em seu formato Fire! Orchestra)... mas é óbvio que todo seu trabalho com o The Thing também é louvável, além das parcerias ao lado de Oren Ambarchi, Jim O'Rourke, Thurston Moore, Agustí Fernández, Ken Vandermark, dentre tantos outros mestres contemporâneos. Uma das figuras mais inquietas e produtivas da década até aqui, com ao menos TRÊS obras-primas nessa bagagem: "Exit", "(Without Noticing)" - ambos da Fire!, que dominaram o ano de 2013...




07- NENEH CHERRY



(falamos aqui)


... e o exaltadíssimo "The Cherry Thing" (2012), do The Thing. Outra das obras máximas capitaneada pelo ótimo projeto de Gustafsson, e que deu o que falar por convocar a musa Neneh Cherry, em tributo inclusive a seu pai. A seleção de canções foi inspiradíssima, assim como a roupagem torta aplicada à proposta quase acessível, levada a cabo pela voz da cantora. Esta, no embalo, nos brindou com um dos melhores discos de 2014, o potente "Blank Project".




08- MASTODON



(falamos aqui e aqui)


Outra das potências contemporâneas do Metal, também criando um estilo muito próprio, numa junção de influências e elementos de composição que soam mais do que revigoradas, mas como autêntica novidade, álbum após álbum dentro do estilo. "The Hunter" (2011) e "Once More 'Round The Sun" (2014) mostram que o grupo não se acomodou com a ousadia vitoriosa da década passada e ainda tem tempo de se reinventar de modo absolutamente empolgante!




09- JACK WHITE



(falamos aqui)


O prodígio líder do finado (?) White Stripes começou 2009 com o ótimo projeto Dead Weather, no espetacular disco "Horehound", seguido de "Sea Of Cowards" (2010). Mas seus dois ousados álbuns solo, o impactante "Blunderbuss" (2012), e agora o bem sacado "Lazaretto" (2014), confirmam Jack como verdadeiro gênio, sem prejuízo de seu trabalho à frente da Third Man Records, além de inúmeras participações especiais no universo musical.




10- THE ROOTS



(falamos aqui)


O coletivo projeta outra década vitoriosa. "Undun" foi novo marco, lançado em 2011, e as inúmeras parcerias (lembrar que é a banda residente no show de entrevistas de Jimmy Fallon nos EUA) vêm rendendo bem sacados projetos, como foi o caso do já épico encontro com Elvis Costello no "Wise Up Ghosts" de 2013. O ano corrente não fica por menos, com o novo lançamento do grupo, digno do topo das listas de melhores de 2014: o maravilhoso "... And Then You Shoot Your Cousin".




(continua aqui)




Nenhum comentário:

Postar um comentário