O blog andou ausente, pela correria do cotidiano, mas também por um certo vazio... daqueles que nem música preenche. Mas seguimos fazendo descobertas e interessados sempre por algo a mais - e essa paixão nos move e nos ajuda, mesmo nesses momentos difíceis.
As novas configurações do blogger também não ajudam muito a fazer novas postagens. Igualmente, o ano de 2021 não pareceu ainda explodir em grandes lançamentos... muito embora, em anos anteriores, essa "maré baixa" foi enganosa, com segundos semestres recheados.
Ainda assim, os destaques abaixo são daqueles muito acima da média e devolveram a nós a vontade de trabalhar na lista de 2021 :)
FIRE!
A nata do que é feito hoje no free, contando com o mestre Mats Gustafsson, eis o formato mais enxuto da Fire! Orchestra, mas sempre trazendo uma obra intensa e indispensável:
Fire! - "Defeat" (2021)
GOJIRA
Este blog praticamente nasceu falando de Gojira, e é incrível como em uma década assumiram de vez a linha de frente de um heavy moderno e inovador. São muito citados ao lado do Mastodon, outra banda que conseguiu transitar entre álbuns ora mais complexos, ora mais diretos, mas sem perder a essência inovadora. Metallica e Sepultura também são lembrados no comparativo.
O novo disco representa novo passo à frente na carreira e certamente será um dos, senão "O" disco de metal do ano para este site:
Gojira - "Fortitude" (2021)
GY!BE
Outro grupo que sempre destacamos, mas confessamos não esperar algo tão vigoroso a esta altura, como se confere nesta obra. Um interessante sucessor de "Luciferian Towers" (2017), mas ainda mais incisivo. Excelente, mesmo que não seja sua praia, dê uma chance:
Godspeed You! Black Emperor - "G_d's Pee AT STATE'S END!" (2021)
NICK CAVE
Um disco que não saiu em conjunto com os "Bad Seeds", mas na verdade creditado a Nick Cave & Warren Ellis. Espere a beleza e profundo sentimento que Cave tem depositado em seus álbuns mais recentes da década, que são discos que precisam ser melhor ouvidos e reverenciados para entendermos seu real impacto, passando por "Push The Sky Away" (2013), "Skeleton Tree"(2016), "Ghosteen" (2019), além da recente maravilha "Idiot Prayer - Nick Cave Alone At Alexandra Palace" (2020).
Não espere menos de "Carnage":
Nick Cave - "Carnage" (2021)
PHAROAH SANDERS & FLOATING POINTS
A união do mestre absoluto do free espiritual com o produtor britânico Sam Shepherd, rende um épico que caiu do céu neste 2021:
Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra - "Promises" (2021)
STEVEN WILSON
Se Steven Wilson lança disco, certamente é disco do ano. E com este não foi diferente, seguindo a versatilidade cativante de "Hand Cannot Erase" (2015) e "To The Bone" (2017):
Steven Wilson - "The Future Bites" (2021)