Está aí uma big band de sonoridade ousada e vanguardista, vinda diretamente da Bélgica. Pouquíssimo badalada nos meios do jazz e da música pesada, o fato é que talvez atente-se mais para o grupo se citarmos dois de seus líderes: o guitarrista PIERRE VERVLOESEM, uma espécie de 'Frank Zappa' belga; e o compositor PETER VERMEERSCH, que se destacou à frente de grupos como o A Group e o X-Legged Sally nos anos 90.
Já com sólida discografia, neste 2016 eles nos brindam com o lançamento de um show gravado em 2014, que conta com a participação de Mauro Pawlowski, guitarrista e vocalista da famosa banda belga dEUS.
O concerto baseou-se numa espécie de homenagem ao (ironicamente, citado acima) mestre FRANK ZAPPA. Uma série de improvisos que não consistem em covers, mas num alinhamento total com as insanidades artísticas de Zappa, num divertido e original tributo.
Eis uma característica marcante da FES, se comparada a outras big bands modernas, como a também ousada e visceral Fire! Orchestra (do sueco Mats Gustafsson). Com a FES, tudo se dá de modo mais teatral, o som é mais quebrado e bombástico, mas num sentido que flerta muito mais com o rock, pop e jazz clássico para, aí sim, cair nos delírios do free jazz e do rock experimental.
Grupo único!
Flat Earth Society - "Terms Of Embarrassment" (2016)