quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PLAY: Flat Earth Society




Está aí uma big band de sonoridade ousada e vanguardista, vinda diretamente da Bélgica. Pouquíssimo badalada nos meios do jazz e da música pesada, o fato é que talvez atente-se mais para o grupo se citarmos dois de seus líderes: o guitarrista PIERRE VERVLOESEM, uma espécie de 'Frank Zappa' belga; e o compositor PETER VERMEERSCH, que se destacou à frente de grupos como o A Group e o X-Legged Sally nos anos 90.


Já com sólida discografia, neste 2016 eles nos brindam com o lançamento de um show gravado em 2014, que conta com a participação de Mauro Pawlowski, guitarrista e vocalista da famosa banda belga dEUS.


O concerto baseou-se numa espécie de homenagem ao (ironicamente, citado acima) mestre FRANK ZAPPA. Uma série de improvisos que não consistem em covers, mas num alinhamento total com as insanidades artísticas de Zappa, num divertido e original tributo.

Eis uma característica marcante da FES, se comparada a outras big bands modernas, como a também ousada e visceral Fire! Orchestra (do sueco Mats Gustafsson). Com a FES, tudo se dá de modo mais teatral, o som é mais quebrado e bombástico, mas num sentido que flerta muito mais com o rock, pop e jazz clássico para, aí sim, cair nos delírios do free jazz e do rock experimental.



Grupo único!



Flat Earth Society - "Terms Of Embarrassment" (2016)











terça-feira, 25 de outubro de 2016

FROM THE HEART: Megadeth - "Youthanasia" (1994)





"How do you do?
My name is Trouble
I'm coming in for the kill
Oh, and you know I will..."


Megadeth - "Youthanasia" (1994)



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PLAY: Anaal Nathrakh, DJ Shadow, Living Colour, Neurosis, Snakeskin





ANAAL NATHRAKH



Já tratamos deles por aqui, quando do último lançamento do grupo, "Desideratum" (2014). Seguem a fórmula grandiloquente, caótica e visceral, que os coloca entre os melhores grupos do metal extremo moderno:



Anaal Nathrakh - "The Whole Of The Law" (2016)














DJ SHADOW


Já falamos algo do mundo do rap em 2016 (confira aqui e aqui), mas nunca é demais. DJ Shadow é responsável por um dos grandes clássicos do hip hop noventista, o referencial "Endtroducing....." (1996). Após um hiato que vinha desde 2011, o novo disco traz essa excelente parceria com um dos favoritos aqui do blog, o insano Run The Jewels:


DJ Shadow - "The Mountain Will Fall" (2016)














LIVING COLOUR


Desde o ano passado é anunciado o novo disco de uma das bandas favortias da casa, Living Colour (ver aqui e aqui). Entretanto, ainda não será dessa vez que "Shade" verá a luz do dia. No entanto, o EP com a música do clipe abaixo, cover inusitado de Notorious B.I.G., conta com a participação de nomes como Chuck D., Prodigal Sunn, Black Thought, Pharoahe Monch e Kyle Mansa:


Living Colour - "Who Shot Ya?" (EP) (2016)














NEUROSIS


Banda absolutamente única e pioneira em seu estilo denso de composição, os americanos do Neurosis retornam com mais um atestado de pura qualidade:


Neurosis - "Fires Within Fires" (2016)














SNAKESKIN


Projeto de Tilo Wolff (Lacrimosa) de meados da década passada, surpreende ao ter um terceiro capítulo após os soberbos "Music For The Lost" (2004) e "Canta'Tronic" (2006), soando como uma continuação dos citados:


Snakeskin - "Tunes For My Santiméa" (2016)











sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FROM THE HEART: Savatage - "The Wake Of Magellan" (1997)





"Don't see the storms are forming
Don't see or heed the warning
Don't hear the sound of tyrants
Surrounded by the silence"



Savatage - "Wake Of Magellan" (1997)



*** veja também, nesta seção: "Streets" (1991)




quarta-feira, 12 de outubro de 2016

domingo, 9 de outubro de 2016

PLAY: Norah Jones





Nossa eterna musa retorna com novo disco, após "Little Broken Hearts" de 2012:



Norah Jones - "Day Breaks" (2016)









sábado, 8 de outubro de 2016

terça-feira, 4 de outubro de 2016

PLAY: Brujeria, Evergrey, Kansas, Meat Loaf, Steve Vai






Para além de Metallica e tantos outros citados aqui, eis que o rock'n roll segue surpreendendo em 2016:




BRUJERIA


Eles, que já haviam colocado fogo em 2016 com o irônico petardo "Viva Presidente Trump!", retornam viscerais com novo disco de inéditas, após longo hiato em estúdio:


Brujeria - "Pocho Aztlan" (2016)













EVERGREY


Já tratamos dos suecos por aqui, quando de seu último lançamento, e comentamos acerca do desafio de retomarem a velha forma autêntica e criativa de se fazer um dark heavy/prog de primeira. Confessamos que esperamos ainda mais de um grupo de tamanho potencial, mas é um disco bastante intenso e emocional, para ganharem os justos holofotes novamente:


Evergrey - "The Storm Within" (2016)











KANSAS


Sim, um dos ícones daquela mistura fina que adoramos, entre o progressive rock setentista e um delicioso rock de arena / AOR de aura sofisticada e bombástica, ainda gera seus frutos no novo século! Belíssimo álbum:


Kansas - "The Prelude Implicit" (2016)












MEAT LOAF


Meat Loaf está de volta após o apagadíssimo "Hell In A Handbasket" (2011). Mas a verdade é que o mestre dos vocais e da interpretação no rock'n roll tem muita lenha a queimar, vide os ótimos "Bat Out Of Hell III" (2006) e "Hang Cool Teddy Bear" (2010). O disco deste ano é ainda mais especial, pois escrito pelo seu clássico parceiro, o visionário Jim Steinman, contendo vários hits de sua carreira:


Meat Loaf - "Brave Than We Are" (2016)












STEVE VAI


Por fim, o deus STEVE VAI reúne novo disco e comemora os 25 anos do clássico absoluto "Passion & Warfare" (1990), remasterizado como bonus do sempre ótimo e original novo álbum, que consiste em faixas perdidas da época de seus dois primeiros discos:


Steve Vai - "Modern Primitive" (2016)