Três grupos que deviam lançamentos há anos, finalmente resolvem sair da toca e se candidatam a grandes álbuns deste ano:
ARCTURUS
Na vanguarda do metal norueguês (já comentamos aqui e aqui), o ARCTURUS retorna parecendo novamente mostrar o que tem de melhor em originalidade e ousadia dentro da cena black/heavy. ICS Vortex lidera com louvor a banda, que felizmente voltou pronta para (re)ocupar a posição de destaque que parece nunca ter atingido...
Arcturus - "Arcturian" (2015)
OUTSIDE THE COMA
Em 2012, uma grata surpresa tomou de assalto a cena metálica: a união de ninguém menos que Adrian Smith (Iron Maiden) com o vocalista da finada e revolucionária banda SIKTH, Mikee Goodman, no já clássico disco "Awoken Broken". Passados mais um par de anos, e o SIKTH anuncia seu retorno aos palcos, inclusive com EP na praça e, esperamos, novo disco em breve. Até lá, Mike ataca novamente com o OUTSIDE THE COMA. O estilo e o vídeo, insanos e originais como seus dois outros grupos:
Outside The Coma - "The Battle Of Being" (2015)
SYMPHONY X
Os americanos retornam em sua melhor forma. O habitual prog neoclássico, consolidado nos saudosos "The Divine Wings Of Tragedy" (1997) e "V: The New Mythology Suite" (2000), fundiu-se à agressividade do potente e elogiadíssimo "Paradise Lost" (2007). Neste meio tempo ainda liberaram o ótimo "Iconoclast" (2011), mas é fato que o grupo tem repertório para ser mais produtivo. A escassez deixa os fãs ansiosos, o que a nova obra parece ter tudo para saciar:
Symphony X - "Underworld" (2015)