sábado, 8 de fevereiro de 2014

HAIL SPIRIT NOIR





A ascensão do HAIL SPIRIT NOIR pode ser uma grata surpresa aos mais incautos, mas não aos que já acompanhavam a prolífica cena grega, que já havia revelado alguns discos realmente interessantes e de sonoridade bastante avançada e sofisticada, casos dos originais DOL AMMAD (que antecedeu ao DOL THEETA, e lançou alguns registros notáveis com destaque a "Star Tales" de 2004 e a "Ocean Dynamics" de 2006, chegando a contar com Alex Holzwarth nas baquetas e DC Cooper como convidado) e do excelente TRANSCENDING BIZARRE? (banda de discos avassaladores, que na década passada nos brindou com obras do porte de "The Serpent's Manifolds", num Black Metal rico em recursos).




Membros envolvidos nas bandas acima criaram o aqui tratado HAIL SPIRIT NOIR. Mas o blog confessa que pretendia falar de muitas outras bandas, inclusive das acima citadas, antes de falar do HSN.



Não que a estréia em "Pneuma" (2012) não tenha sido nada menos que acima da média. Mais orientado a um Black Metal com um pé na música ambiente, mas sem perder em beleza e tampouco em peso.



Mas para se tornar referência de algo completamente original, parecia carecer ainda de maturação.



Pois é, ela veio, bombástica, neste grato "Oi Magoi", logo no primeiro mês de 2014.




Em alguns momentos chegou a lembrar um dos mais interessantes lançamentos do ano passado, o também ótimo Oranssi Pazuzu. Pois o lance ambiente do disco anterior se tornou mais uma inserção em dados momentos, sendo que a banda num todo ganhou na dinâmica de suas composições. Agradando tanto ou mais que os citados finlandeses. A progressividade da banda chega a lembrar algo dos mestres absolutos do ENSLAVED - mas perceba que tratamos aqui não de mera cópia, mas de um 'norte' para tentar situar o som do grupo.




Com personalidade e agregando mais recursos, dinâmica e variedade a seu som (algo de jazz se fez mais presente, assim como elementos folk), o HAIL SPIRIT NOIR inclusive parece ganhar mais destaque na imprensa especializada, podendo, talvez, vir a fazer justiça a seus músicos, que já colaboraram em discos geniais na última década, sem o devido reconhecimento.



Que não esqueçamos deles ao fim do ano, pois com certeza é dos destaques da cena metálica mundial!




Hail Spirit Noir - "Oi Magoi" (2014)





domingo, 2 de fevereiro de 2014

MUSAS: Fernanda Takai




Fernanda Takai se destacou na carreira em muito pelo som bem sacado de sua banda, o PATO FU, ao lado do marido John Ulhoa. Uma banda insólita, de letras, som e clipes cativantes. Mas muito também por sua extrema doçura. Pode não parecer, mas eis um dos trunfos diferenciais da moça... suas interpretações estão diretamente envolvidas com uma voz não apenas suave, mas doce, daquelas que se pode identificar desde logo numa canção.



Um jeito tão meigo, mas também tão perspicaz, seguiu em carreira solo, nos ótimos "Onde Brilhem Os Olhos Seus" (2007) e o ao vivo "Luz Negra" (2009). Passou ainda pelo encontro com Andy Summers (The Police) em "Fundamental" (2012).



2014 inicia-se com expectativas, vez que a apaixonante Fernanda anuncia novo álbum com participações confirmadas de nomes como Marcelo Bonfá, Julieta Venegas, Marina Lima e, na canção até agora liberada, "Seu Tipo", a baiana Pitty:



Fernanda Takai - "Na Medida Do Impossível" (2014)







http://fernandatakai.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Takai